20 janeiro 2013

Escolinha…quando saber que estamos prontos?

 

Eita perguntinha dificil de responder né??? Principalmente depois que o bebê nasce.

Quando estava grávida tinha tudo esquematizado: escolinha após a licença (com 4 meses) e retorno pra faculdade (3 ou 4 noites).

Porém depois que olhei naqueles olhos de jabuticaba tudo mudou. Desisti de trabalhar e da faculdade por mais um semestre.

Estes (praticamente) 15 meses foram bem dificeis financeiramente e até emocionalmente.

Comecei a trabalhar nova e sempre gostei, desistir não foi fácil, mas ao imaginar meu filho com estranhos o dia todo, eu já chorava.

Eu ter trabalhado em escolinhas não adiantou em nada, não me deixou mais tranquila.

Quando ele tinha uns 7 meses tentei deixar duas horas na escolinha pra ver, sai em prantos e nem me dei conta de ficar. Vinte minutos depois me chamaram que ele tava chorando sem parar.

Corri feito doida (ainda chorando, não tinha parado), chegando lá ele tinha se acalmado, mas peguei e corri de volta pra casa.

Fiquei triste que não consegui passar tranquilidade para ele. Mas eu também não estava pronta.

Estava tentando uma vaga pela prefeitura devido os preços das escolinhas particulares serem muito altos, porém estou a meses na espera e nada.

Então no final do ano passado decidi por numa onde uma amiga tem um bebê desde junho e que está muito bem.

Passou todo feriadão de ano novo e no dia 02 de janeiro eu levei ele (com coração apertado) e deixei na salinha do berçario. Fiquei em outra por uma hora esperando.

E ele ficou super bem, não chorou, não me chamou (como eu imagina e esperava). Brincou, comeu, enfim era o mesmo que em casa.

Nos dois dias seguintes fiquei lá esperando e quase torcendo que ele chorasse e me chamasse, não vou mentir.

Na segunda-feira deixei-o por 4 horas na escolinha e me fui pro centro, sai dali chorando e fui me distrair gastando (marido não leia). Liguei uma hora depois pra saber se estava tudo bem (e estava).

Na terça foi mais dificil, e juro para vocês que eu finjia pra mim que ele dormia no quarto.

Com o passar dos dias foi ficando melhor e estou feliz pois ele está super bem na escolinha.

Quando levamos já fica dando “xau” em casa e nos manda embora “xai”.

Ele fica de 4 a 6 horas, até eu voltar a trabalhar. Ai serão cerca de 10 horas (só de pensar…ok, já to engulindo o choro).

Demorei, doeu um pouco (ainda dói a saudade), mas sinto que esperei a hora certa para nós dois.

Acho que não há idade certa, mas acredito que a separação deva ser sem traumas, independente de quando for.

Sei que algumas mães colocam bem antes porque não tem outra alternativa, eu agradeço a Deus o tempo que curti ele comigo, não tem preço.

Mas também sei que tem mães que colocam na escolinha literalmente para se “livrar” dos filhos (para que quiseram ser mães então?).

Desculpem o post grande, mas quis dividir com vocês o que passei.

E agora me contem como foi ou está sendo este momento ai na casa de vocês.

Beijão e um ótimo domingo (aqui vou beijar muito meu gordo).

 

Assinatura-CMC-24

12 comentários:

  1. Ah! Roberta acompanhei pelo face essa trajetória e não foi fácil, mas ler aqui do jeito q colocou percebo q foi mais difícil ainda. Claro q as lágrimas existiram de ambos, afinal tanto tempo só vcs dois... Mas o coração fica aliviado qd vc termina o post dizendo q ele está bem e dá até "xau" é misto de felicidade e ciúme, né?! Bjs
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que lindo ler sua hostoria aqui. Vou passar por isto daqui um mês, acho que vou sentir tudo igual a você. Boa sorte para nós! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre digo que e' o primeiro ninho vazio dá vida de uma mãe.
    Aqui foi mais fácil, Pq eu estava preparada, o Enry já estava com três anos...
    Nos primeiros dias, foi difícil pra ele Pq tinha toda uma turma se adaptando, e muita mãe insegura dentro dá salinha dele, esse clima de chororo acabou continuando o pequeno, mas passou rápido!

    E quem nunca sofreu um pouquinho com essa etapa??

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aqui também foi mega complicado o Daniel ir para a escola...mas agora que está já no 1º ano...a escolaridade obrigatória, ele ama demais...pois já tem os amiguinhos todos lá, tudo tá mais fácil. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Todas sofrem, eu sofri. E o pior? ou melhor? que a Ingrid se adaptou direitinho e chorava para ir embora, como assim? Eu me senti péssima pra ser sincera... Poxa parecia até que ela curtia mais a escolinha do que eu, rs... Mas todas sofrem, né?

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  6. Da minha filha eu tive que voltar a trabalhar quando ela estava com 5 meses, deixava com minha tia e foi super tranquilo, quando ela completou 10 meses foi para a creche e se adaptou rapidamente. Mas dessa vez não vai ser assim, pois não tenho alguém de confiança pra deixar meu bb e ainda não quero deixa-lo na creche. Então decidi que só volto a trabalhar quando ele estiver maiorzinho

    ResponderExcluir
  7. Quando Lucas foi p escolinha ele chorava muito, principalmente na hora da despedida... eu saia de lá com minha cabeça super misturada de sentimentos. Eu pensava que nunca deixei ele sozinho com uma pessoa estranha, nunca deixaria ele aos cuidados de uma pessoa que nunca vi na vida e porque estava fazendo aquilo com ele e comigo. Muitas vezes pensei e desistir, nunca deixei que ninguem tirasse ele de mim, sempre esperei que ele fosse para salinha por vontade propria, muitas vezes ficava ali em pé na frente da porta e escutava ele chorando quando sentia minha falta... eu me sentia a pior das mães do mundo... hoje sei que a escola foi maravilhosa para o Lucas.Eu ainda chego em casa e me pergunto o que vou fazer aqui sozinha, fico contando os minutos para pego-lo de volta. Já fico com o coração doendo em saber que já está bem perto de começar as aulas novamente.

    ResponderExcluir
  8. O momento da separação é muito difícil. Eu achei que seria tranquilo voltar pro trabalho, pra faculdade...mas não foi moleza. E olha que o Pititico fica com a minha mãe hein!

    No início levava ele pro trabalho comigo mas tava muito cansativo. Comecei a deixar ele na minha mãe aos poucos, eu chorava horrores, ele nem ligava.

    Hoje ainda morro de saudade, mas ele fica tão bem que eu também fico. A faculdade ainda tá trancada porque senão eu iria passar ainda menos tempo com ele e, eu não quero isso.

    Sei que o melhor seria ficar grudada nele o tempo todo, hehe.

    Bj!

    ResponderExcluir
  9. Quando coloquei o Gabriel com 3 anos na escolinha, chorava todos os dias quando deixava ele na escola, meu esposo que teve que levar ele por que sempre que eu ia, chorava...e agora meu caçula ta fazendo 3 aninhos, e meu coração já ta apertadinho, já sei que vou chorar horrores...

    ResponderExcluir
  10. Por aqui estamos começando a vida escolar do filhote, de 1 ano e 7 meses... Coração apertado, mas mente tranquila de que é o melhor caminho. Mãe sofre... Abs!

    ResponderExcluir
  11. Post muito pertinente! A escolha da escola é um dos momentos mais importantes da infância...muito importante pesquisar bastante sobre o assunto antes de tomar uma decisão!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa amiga que triste, mais Graças a Deus ele se adaptou bem. Aqui em casa vou deixar ele com minha mãe, mais já me corta o coração de saber que não o verei mais o dia inteiro, mais vou aprender e entender com o tempo... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...